Pasta com Sugo ao Balsâmico de Modena

Em nossa última viagem, comemos uma pizza incrível no Bario de las Letras em Madrid. Em todas as camadas de sabores daquela pizza perfeitamente assada, com uma massa muito fina e recheios deliciosos, se destacava uma nota de sabor: o azeite balsâmico. Isso mesmo. Ele estava incorporado no molho de tomate, e dava uma acidez incrível, cheia de sabor. De certa forma, eles conseguiram equilibrar vários ingredientes ácidos e deixaram tudo muito proporcional, equilibrado e delicioso. Desta forma, pensei: preciso compartilhar com as pessoas esta receita! Então, aqui vai a minha versão deste molho al sugo, misturado com a jóia de Modena: o Acetto Balsamico di Modena.

Sugo al Balsamico.jpg

Rendimento

2 Porções

 

Ingredientes

160g de Pasta de boa qualidade

1 Cebola média, cortada em brunoise

3 Dentes de Alho, bem picados

1 lata de Tomate Pelado de boa qualidade, sem ácido cítrico

30ml de Azeite Balsâmico de Modena

1 Pitada de Páprica Doce

6 Ramos de Manjericão, para o molho

Algumas folhas de Manjericão para decorar

Queijo Parmesão, para servir

Sal, o quanto baste 

 

Método de Preparo

  1. Aqueça uma panela e regue-a com bastante azeite. Refogue as cebolas até que fiquem translúcidas. Acrescente o alho picado e deixe dourar. Acrescente a páprica.
  2. Acrescente no refogado, cerca de 30ml de azeite balsâmico. Os olhos vão arder um pouco, já que a acidez do vinagre vai evaporar. Saia de perto da panela. Até que os olhos não fiquem mais irritados e a cebola fique cremosa.
  3. Acrescente o tomate pelado e quebre grosseiramente com a ponta da espátula. Acrescente cerca de 1 copo de água para que o tomate cozinhe e se desfaça no molho. Aproveite e rasgue os ramos de manjericão para que aromatizem o molho.
  4. Deixe o molho reduzir até que fique bem encorpado. Quase com a textura de uma pasata. Acrescente sal a gosto.
  5. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem.
  6. Acrescente à panela o macarrão já escorrido e cozido e incorpore bem ao molho. Rale o queijo parmesão, decore com algumas folhas de manjericão e pronto! É só apreciar!