Souvlaki de Frango com Molho Tzatziki

Nossa receita de hoje vem direto da Grécia. Todo mundo que é maluco por história, sabe que a Grécia é responsável por dezenas de milhares de invenções que usufruímos neste mundo moderno. E adivinha? O espetinho de gato, é grego. A palavra souvlaki quer dizer espeto em grego. Existem inclusive relatos, segundo a wikipedia, que gregos utilizavam espetos na cocção no século XVII antes de Cristo. Você pode encontrar souvlakia (o plural de souvlaki em grego, rs) de diferentes tipos de carne e até vegetais. Nossa receita hoje é o clássico de frango marinado no limão, azeite, orégano, alho e sal, acompanhado do delicioso e refrescante molho Tzatziki, composto por iogurte, limão e pedaços de pepino. Então, vamos à esta receita greekalicious?

Souvlaki

Rendimento

4 Pessoas

Ingredientes Souvlaki

500g de Peito de Frango, cortado em cubos de 3cm de altura, largura e espessura

1 Cebola Grande, cortada em Cubos

1 Pimentão Vermelho Grande, cortado em Cubos

1 Pimentão Verde Grande, cotado em cubos

3 Colheres de Sopa de Orégano

1 Colher de Chá de Cominho em pó

01 Limão espremido

2 Colheres de Sopa de Azeite Extra Virgem

3 Dentes de Alho, bem picados

Ingredientes Molho Tzatziki

150g de Iogurte sem açúcar

Suco de 1/2 Limão

1/2 Pepino, cortado em cubos, sem a pele

Sal, o quanto baste

Técnica de Preparo do Souvlaki

  1. Combine em um bowl o frango com o suco do limão, orégano, cominho, sal e azeite.
  2. Deixe o frango marinar nesta mistura por 1 hora coberto na geladeira.
  3. Coloque os espetinhos de molho por 20 minutos. Retire e comece a montar os souvlakia colocando alternadamente o frango, cebola, pimentão vermelho e pimentão verde.
  4. Aqueça uma frigideira em fogo alto e frite os espetinhos por cerca de 5 minutos de cada lado. Cheque o ponto do frango. Se não estiver seco, deixe até tostar bem e que fique crocante.

Técnica de Preparo do Molho Tzatziki

  1. Em um bowl, misture bem o suco de meio limão, iogurte e o pepino picadinho. Acrescente sal a gosto e sirva sobre os espetinhos.

Harmonização

Esta receita fica absurdamente gostosa com um delicioso e fresco suco de tomate, com um toque de aipo, flor de sal e azeite extra virgem (Coloque vodka para um Bloody Mary Mediterrâneo). Não poderia ser mais mediterrâneo, certo? E para harmonizar com esta receita, a gente traz uma música de uma banda britânica mas que tem um vocalista grego: Foals!