Hambúrguer de Lombinho com Relish de Cebola Roxa e Abacaxi

Em um mundo sangrento de milhares cortes de hambúrgueres destacam-se fraldinhas, filés de costela, picanhas, patinhos e acém. Mas nesta história do hambúrguer escrita até hoje, acho que o porco anda meio subestimado pelas casas especializadas. O porco traz consigo uma carne muito saborosa, com cortes maravilhosos, bons percentuais de gordura e pode surpreender no sabor indo muito além do Bacon, que muitas vezes entra de coadjuvante (e que coadjuvante!). Hoje vamos trabalhar com o lombinho, um corte muito seco, por isso, deve ser grelhado com muita delicadeza e um cronômetro. Para que a carne não fique muito seca, já que no porco não existe ponto mal passado, preparamos um relish de cebola roxa e abacaxi que vai deixar este hambúguer suculento e perfeito.

Hamburguer de Lombinho

Rendimento

4 porções

………………………….

Ingredientes

04 pães de hambúrguer

600g de Lombo Suíno moído (150g por Burger)

300g de Cebola Roxa, cortada em julienne

200g de Abacaxi, cortado em cubinhos

2 Colheres de Sopa de Cominho em pó

2 Colheres de Sopa de Páprica Defumada

1 Colher de Sopa de Páprica Picante

50ml de Azeite de Oliva Extra Virgem

Sal e Pimenta do Reino, a gosto

………………………….

Técnica de Preparo

Leve uma panela a fogo médio, acrescente metade do azeite e refogue a cebola roxa até começar a ficar translúcida.

Acrescente metade do cominho e páprica defumada e mexa bem para incorporar.

Acrescente os cubos de abacaxi e deixe cozinhar por 7 minutos até que o suco se incorpore às cebolas. Temperar o relish com sal e pimenta do reino. Reservar.

Em uma tábua, abra a carne moída e tempere com o restante do cominho, páprica defumada e a páprica picante. Misture bem a carne aos temperos.

Aqueça uma frigideira em fogo médio alto. Acrescente um pouco de azeite e grelhe os hambúrgueres por 3 minutos e meio de cada lado. Acrescente sal e pimenta a gosto.

Corte o pão, aqueça-o no forno e em seguida faça uma cama com o relish. Acrescente o hambúrguer por cima e sirva com alface e tomate e fritas para acompanhar.

………………………….

Harmonização líquida e musical

Este sanduíche possui pouca gordura, então você pode harmonizar com uma bebida de baixa acidez mais docinha. Que tal um milkshake de sorvete de baunilha com uma cerveja Porter? E para celebrar o fato deste hambúrguer ser subestimado, aqui vai uma música de uma banda muito subestimada: The Kooks!