Bacalhau Bravo

A receita de hoje traz um equilíbrio perfeito entre o sal, picância e aromas. Nossa receita chama-se Bacalhau Bravo! Uma receita bem picante mas que combina a potência das papas bravas, com um bacalhau crocante por fora, suculento por dentro e regado com uma cebola refogado no azeite, louro e tomilho e finalizadas com azeitonas azapa e tomates cereja.

Bacalhau Bravo

Rendimento

4 porções

……………………………………

Ingredientes

4 Postas de Bacalhau dessalgadas

2 Cebolas Grandes cortadas em julienne

4 Batatas Portuguesas, lavadas e cortadas em canoas

20 Tomates Cereja

100g de Azeitonas Azapa

4 Folhas de Louro

04 Galhos de Tomilho

125ml de Azeite de Oliva, Extra Virgem

Folhas de Salsa para decorar

Páprica Picante e Defumada, a gosto

Sal e Flor de Sal, a gosto

……………………………………

Técnica de preparo

Em uma panela com água fervente, cozinhar as postas de bacalhau por 7 minutos. Retirar as postas e levar a um escorredor e esperar sair o excesso de água.

Aproveite a água do bacalhau para cozinhar as batatas por 10 minutos. Reserve as batatas.

Aquecer uma frigideira, acrescentar metade do Azeite e fritar as Postas de Bacalhau até dourar os 4 lados da posta. Quando virá-lo dos lados, derrame um pouco mais de azeite para hidratar as lascas.

Em uma outra frigideira, refogue a cebola com o restante do Azeite de Oliva, as folhas de louro e o tomilho até que estejam macias. Acrescente os tomates cereja e as azeitonas e deixe o tomate murchar.

Em outra frigideira, acrescente um pouco mais de Azeite, adicione páprica picante e defumada ao óleo e acrescente as batatas cozidas. Frite-as neste óleo com páprica até que estejam bem douradas.

Sirva o bacalhau com as cebolas, azeitonas e tomates sobre e ao lado as papas bravas. Salpique um pouco de páprica para decorar e flor de sal. Decore com uma folha de salsa e sirva.

……………………………………

Harmonização líquida e musical

Sirva este prato com um vinho tinto de Touriga Nacional, uma uva rica em taninos e que dá aos vinhos do Douro um corpo pesado. Cada gole vai harmonizar divinamente com este prato. Para harmonizar musicalmente, uma musica também porrada de uma grande banda de New Jersey, The Gaslight Anthem.