Brownie de Azeite!

Intolerantes a lactose e pessoas que sofrem de colesterol alto vão vibrar com esta receita: é o Brownie de Azeite. Trata-se de uma simples substituição de manteiga pelo óleo de oliva extravirgem que traz quase nada de alteração ao paladar e reduz bruscamente a quantidade de colesterol de uma das sobremesas mais consumidas no mundo. Mas cuidado, azeite também é gordura. Cuidado para não exagerar. Então preparem seus espíritos de confeiteiro, vamos fazer o Brownie de Azeite!

Olive Oil Brownie 2 cópia

 

Rendimento

16 Fatias

……………………………………..

Ingredientes

70ml de Azeite de Oliva Extra Virgem

65g de Chocolate em Pó

02 Ovos

100g de Farinha de Trigo Peneirada

100g de Açúcar Refinado

5ml de Essência de Baunilha

4g de Sal

Castanhas e Frutas Cristalizadas, opcionais

Flor de Sal, a gosto

……………………………………..

Técnica de Preparo

Leve o azeite a um bowl e misture com o Chocolate em Pó, Açúcar, Sal e Essência de Baunilha. Bata bem com a ajuda de um fouet.

Acrescente os ovos um a um e continue batendo com a ajuda do fouet.

Por último, acrescente a farinha de trigo peneirada e vá dobrando a massa delicadamente com a ajuda de uma espátula.

Pré-aqueça o Forno a 190ºC.

Disponha a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga até as bordas para ficar fácil de retirar. Se estiver usando frutas e castanhas, esta é a hora de salpicar por cima da massa.

Leve ao forno por cerca de 25 minutos. Faça o teste do palito. Enfie o palito na massa, se sair sequinha, está assado.

Deixe descansar fora do forno por 20 minutos. Leve a uma tábua, salpique com flor de sal, corte e aproveite!

 ……………………………………..

Harmonização líquida e musical

Para harmonizar com esta receita, nada melhor do que um café especial sem açúcar, bem quentinho, coado na hora. Aqui vai a dica: a boa é moer na hora de coar. Então vale a pena investir em um modernizo portátil. Procure o nacional da Cadence ou o importado da Cuisinart. Eles moem seu café perfeitamente em exatos 20 segundos e ainda podem ser usados para moer temperos (curries, por exemplo). A proporção perfeita de um cafezinho coado equilibrado é de 1g para 10ml. (Isso, compre uma balança também que sua vida vai melhorar.) Ferva a água, (sim, pode ferver!), coe seu café, derrame na xícara e aproveite bem o brownie. Uma dica que também é ótima do moedor, é moer um café em grãos não tão legais com uns pods de cardamomo ou paus de canela. É isso. Para acompanhar, uma música bem delícia do Death Cab for Cutie.