Pasta alla Puttanesca

A receita de hoje vem direto da Itália: é a Pasta alla Puttanesca. Um prato rápido, fácil de fazer e que impressiona muito pelo sabor. É bem verdade que a combinação de azeitonas pretas, alcaparras e anchovas acaba deixando o prato um pouquinho salgado. Mas nossa dica pra tirar um pouco do sal da conserva é colocar as azeitonas e alcaparras em uma peneira e levar em água corrente por um tempinho. Daí você pode finalizar o prato com um queijo parmiggiano raladinho ou salpicar um pouco de flor de sal. Vamos à receita?

Pasta Alla Puttanesca

 

 

 

Rendimento

04 porções

………………………………………….. 

Ingredientes

400g de Spaghetti, Linguine ou Papardelle

1 Lata de Tomate Pelado

1 Cebola Grande, cortada em cubinhos

3 dentes de Alho, bem picados

5 Filés de Anchova, picados

150g de Azeitonas Pretas com caroço

30g de Alcaparras

1 Ramo de Salsa, bem picadinha

Sal e Pimenta Calabresa, a gosto

………………………………………….. 

Técnica de Preparo

Aqueça uma panela média, acrescente azeite de oliva e refogue bem a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho e deixe dourar.

Acrescente a anchova e misture bem deixando incorporar o sabor por 2 minutos.

Adicione o tomate pelado e dê uma quebrada com uma espátula. Acrescente as azeitonas e alcaparras. Deixe cozinhar até a mistura virar um molho homogêneo, com alguns pedaços de tomate.

Cozinhe a pasta de acordo com as instruções do pacote.

Sirva em um prato fundo, colocando um pouco de molho por baixo, pasta, e depois mais molho por cima. Acrescente flor de sal, pimenta calabresa e salsinha a gosto.

 …………………………………………..

Harmonização líquida e musical

Apesar deste prato não contar com nenhuma carne pesada, o molho de tomate com o peixe dão o mesmo peso de um ragú. Sendo assim, você pode apreciar este prato com um vinho tinto encorpado como um Barolo ou um Chianti. E para harmonizar musicalmente, um playlist que vai fazer você se sentir em Siracusa.