Stereo Makimono

Se tem uma coisa que trava a gente na cozinha, é a falta de ferramentas adequadas para o propósito da receita. Isto se encaixa muito bem na produção de makimonos. Além de ferramentas, você vai precisar de outras coisinhas mais para executar bem esta receita: paciência, amor no coração e carinho. Então, respire o fundo, e guarde a receita para o dia certo e caia dentro, porque makimono, com ferramentas adequadas, paciência, amor no coração e carinho, torna-se provavelmente um dos pratos mais deliciosos do planeta.

Captura de tela 2014-08-08 15.15.46

Quanto rende a receita?

6 pessoas

——————————

Utensílios necessários

Esteira para enrolar o maki

Faca bem afiada para cortar o peixe

——————————

Quais os ingredientes?

600g de Filé de Salmão Fresco

1 Pacote de Alga Nori

200g de Cream Cheese

1 Maço de Cebolinha

250g de Arroz Especial para Sushi

1 xícara de Saké Mirim

2 Colheres de Sopa de Açúcar

1 Folha de Kombu (opcional)

Shoyu, Wasabi e Conserva de Gengibre para servir

——————————

Técnica de Preparo

Comece preparando o peixe. Corte o Salmão em tiras longas e reserve.

Coloque o arroz em uma panela com cerca de 500ml de água e o Kombu.

Cozinhe com a panela aberta até ferver. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por 10 minutos. Desligue o fogo e junte o Saké e o Açúcar. Mexa com delicadeza para que o Saké tempere bem todo o arroz. Reserve.

Com a ajuda de uma esteira, abra o Nori e distribua uma fina camada de arroz.

Disponha as tiras de Salmão no meio da esteira e recheie com cream cheese e cebolinha.

Comece a fechar o maki com o auxílio da esteira até que esteja totalmente fechado.

O amido do arroz vai ajudar você a colar a alga. Porém, se quiser, pode pincelar um pouquinho de água em uma extremidade da alga para utilizar como cola.

Hora de cortar. Com uma faca bem afiada, faça movimentos firmes e rápidos para cortar o maki com precisão. Neste estágio, o treino é essencial. Pode ser que como eu, você estrague vários makis, e no último, você alcance a perfeição. Posta o último na internet. Não deixa seus amigos verem os que deram errado.

Arrume uma louça com o shoyu, wasabi e conserva de gengibre e sirva. Com o que? Com uma boa cerveja Lager. Existem poucas coisas que combinam tão bem como cerveja e salmão cru. Concordam?

A música

A nossa harmonização musical mudou. Agora ela é muito mais rica. Temos um playlist por receita, linkado direto do Spotify. Aperte play e aproveite a nossa Stereo Makimono Playlist.