Squid Rings empanadas na Farinha Uariní Ova DOC

Esta receita com certeza já é e sempre será uma das mais rock ‘n roll e brasileiras do site. Tudo porque se utiliza de dois ingredientes separados por mais de 4.000Km e que demonstram claramente a continentalidade do nosso Brasilzão. A Lula pescada no interior do Rio de Janeiro e a Farinha Uariní com garantia de origem da cidade de Uariní próximo a Tefé no Centro do Amazonas. Aliás, para quem não conhece, a sigla DOC significa Denominação de Origem Controlada e estampa alimentos que são produzidos de maneira controlada e de forma singular em uma única região do planeta. E cá entre nós, os nordestinos podem ter até uma boa farinha d’água, mas a uniformidade dos grãos em forma de ova, você só acha em uma boa Farinha Uariní Ova DOC. Para acompanhar, vamos fazer uma maionese caseira. Atenção: Use ovos frescos, de galinhas próximas à sua cidade e quebre-os antes em um bowl para verificar se não estão estragados. Vamos à receita:
8e4ea-squidringsempanadosnauariniovadoc
Rendimento
02 Pessoas de Origem Descontroladas
Ingredientes
300g de Anéis de Lula Frescos ou Congelados
01 Limão Tahiti
400g de Farinha Uariní Ova DOC
2 Ovos batidos
300g de Farinha de Trigo peneirada
Sal e Pimenta do Reino, o quante baste
3 Gemas de Ovos
01 Limão Siciliano
01 Colher de Sopa de Mostarda Dijon
Azeite de Oliva Extra Virgem, o quanto baste
Modo de Preparo
Descongele as lulas e tempere com limão, sal e pimenta. Não precisa fazer pré-cozimento. Somente o tempo de fritura já garante uma lula bem cozida. O ácido do limão também vai ajudar no cozimento. Tipo ceviche. 😀
Em 3 pratos, despeje nesta ordem o trigo peneirado, os ovos batidos e a farinha.
Empane a lula no trigo, depois passe no ovo e finalize na farinha. Se quiser uma crosta mais densa, volte a lula ao ovo e passe novamente na farinha.
Aqueça uma frigideira com Azeite para fritar por imersão. Aqueça até o Azeite ficar com 160ºC. Não ultrapasse 200ºC ou vai ficar muito próximo de queimar o Azeite.
Frite até que a Farinha comece a torrar demais. Escorra o excesso de óleo.
Enquanto isso, coloque em um bowl as 3 gemas, a colher de Mostarda Dijon e o Suco do Limão. Bata com um fouet até que a mistura fique amarelo claro. Em fio, comece a jogar o azeite no bowl até atingir uma consistência de maionese. Acerte o sal e pimenta.* Eu prefiro enrijecer minha maionese batendo em banho maria sem deixar o bowl encostar no fundo da panela. A garantia de não talhar é menor, mas eu mato as bactérias presentes no ovo. Ficou com medo? Compra uma Hellmann’s e manda ver.
Sirva em um bowl style e aproveite.
Para acompanhar sua Uariní Squid Rings, sugiro uma Amazon Beer IPA Cumaru. E para balançar o esqueleto de tanta crocância, a música é de Renée – Change Your Style, retirado da compilação Late Night Tales do Friendly Fires. 😉
 
Cheers, mate!