Strogonoff

Queijo Quente com Banana, Coquetel de Frutas e Strogonoff. Os anos 80 também tiveram suas comidas preferidas. E apesar de o Strogonoff ser uma receita típica russa, a universalidade dos ingredientes espalharam o hábito e o transformaram em um prato caseiro e batido, desde os anos 80 até hoje. Mas não é tão simples assim fazer um strogonoff. Quer dizer, é. Mas o que quero dizer mesmo é que você pode dar vários twists na receita e transformá-lo sim em um prato interessante. Uma referência que tenho é que quanto mais escurinho o Strogonoff for, mais sofisticado ele será. Uma das maneiras de deixá-lo cool é usar cogumelos Frescos ou Secos. Aliás, um bom Porcini vai deixar escurinho. Outra dica é usar somente o creme de leite necessário pra deixar cremoso. Nada de transformar o Strogonoff em Strogocream. Fica enjoativo. Então bota o K7 do Daryl Hall e John Oates no som e vamos à receita.
6a1e1-strogovintage
Rendimento
02 pessoas de mullets e patins
Ingredientes
400g de Filé Mignon em Iscas
200g de Cogumelos Paris Frescos
02 Dentes de Alho triturados
01 Cebola Média, picada em brunoise
100ml de Creme de Leite
30g de Ketchup de boa qualidade
5ml de Molho Inglês
10g de Mostarda Dijon
50ml de Vinho Tinto Seco
Sal e Pimenta, o quanto baste
Modo de Preparo
Aqueça uma Caçarola em fogo alto e adicione Azeite. Sele a Carne de maneira uniforme até começar a criar crosta no fundo na panela. Reserve a carne.
Adicione a esta panela as cebolas e deixe dourar. Volte com a Carne e acrescente o vinho tinto para criar um jus da carne que grudou na panela. Deixe reduzir até 70%.
Acrescente neste momento o Creme de Leite, Ketchup, Molho Inglês e Mostarda Dijon e incorpore bem à mistura.
Limpe bem os cogumelos, remova os talos e refogue com alho e azeite em uma frigideira à parte por cerca de 4 minutos. Com uma concha, despeje o creme do Strogonoff sobre os cogumelos e deixe apurar o sabor. Despeje esta mistura no Strogonoff, cozinhe por mais 5 minutos e pronto.
Pra ficar vintage, sirva com arroz branco e batata palha. Ou se quiser dar um twist, sirva sobre barquinhos de Endívia, leve para gratinar com queijo parmesão e sirva como canapé. Harmonize este prato com uma Coca-Cola da garrafa de vidro bem gelada.
E pra ficar completo, grave uma mixtape do Melhor dos Anos 80 e não se esqueça desta aqui:
 
Cheers, mate!